QUERIDOS VISITANTES.

AS POSTAGENS QUE SE ENCONTRAM NESSE BLOG TEM SEUS DEVIDOS CRÉDITOS. A MINHA INTENÇÃO É OFERECER AOS EDUCADORES VARIADAS SUGESTÕES DE TRABALHOS QUE RECEBO DOS GRUPOS E DAS PESQUISAS FEITAS NA INTERNET. OFERECENDO ASSIM OPORTUNIDADE DE NOVOS CONHECIMENTOS, POIS ACREDITO QUE "ENSINAR" E "APRENDER" DEVE FAZER PARTE DA NOSSA VIDA.
AGRADEÇO A TODOS PELA VISITA.
QUE DEUS OS ABENÇOE.
CLÁUDIA RAMOS
PSICOPEDAGOGA E PEDAGOGA

ADORO RECEBER SUA VISITA. VOLTE SEMPRE.

sábado, 7 de janeiro de 2012

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO JARDIM III


GRUPO PAIXÃO DE EDUCAR

 PEDAGOGA: JULIA ROCHA CAMARGO














                                   CONTEÚDO  PROGRAMÁTICO
DO
JARDIM III- ANUAL
(6 anos)








 

Conteúdo Programático  Bimestral do Jardim III


Aspecto Cognitivo:
·        Escrita
*Reconhecimento do pré-nome,
*Iniciação a alfabetização.
·        Revisão das vogais;
·        Revisão das consoantes;
·        Introdução ao alfabeto e a cada letra do alfabeto-: apresentação, fixação do mesmo com palavras e pequenas frases.
·        Tamanho (grande, pequeno);
·        Posição ( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de);
·        Formas (círculo, quadrado, retângulo, losango);
·        Característica (altura);
·        Percepção auditiva
* Sons: vocais/ não vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
·        Quantidade, correspondência e classificação;
·        Construção do número e conjunto;
·        Conhecimento físico sobre a água, o ar e o sol;
·        Dúzia e meia dúzia
·        Cores primárias e secundárias;
·        Percepção tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
·        Construção do número;
·        Sequência numérica;
·        Sinais;
·        Ordem crescente e decrescente;
·        Idéia auditiva: adições e problemas;
·        Números pares e ímpares;
·        Conhecimento físico sobre o corpo humano;
·        Conhecimento sobre higiene, saúde e alimentação;
·        Seres vivos e não vivos;
·        Números ordinais;
·        Idéia subtrativa e auditiva;
·        Divisão exata;
·        Construção do número;
·        Conhecimento físico sobre Animais;
·        Meios de transporte e Comunicação;
·        A terra;
·        A natureza;
·        Enriquecimento do vocabulário;
·        Entrevistas;
·        Poesia, leitura incidental;
·        Recreação;
·        Pensamento lógico;
·        Escrita;
*As horas,
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.

Aspecto Social


·        Interação com os pares;
·        Interação com os adultos;
·        Construção das regras e valores;
·        Autonomia.

Conhecimento Social

·        Família;
·        Eu;
·        Casa;
·        Bairro;
·        Comunidade
·        Escola;
·        Profissões;
·        Escrita.
·        Enriquecimento do vocabulário;
·        Entrevistas;
·        Poesia;
·        Leitura incidental;
·        Recreação;
·        Pensamento lógico;
·        Escrita

Aspecto Perceptivo-motor


·        Coordenação motora grossa;
·        Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
·        Coordenação voluntária dos grandes músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.

Aspecto Afetivo


·        Expressão musical, plástica e corporal;
·        Curiosidade e motivação.

Aspecto Perceptivo-motor

·        Coordenação voluntária dos grandes músculos;
·        Coordenação voluntária dos pequenos músculos;

Aspecto Afetivo
·        Expressão musical, plástica, corporal;
·        Curiosidades e motivação.

Um comentário:

  1. Claúdia tdo bom? Fiquei muito feliz por postar meu material, tenho muitos materiais e se quiser postar me mande um email que te envio: autismo, deficiencia, avaliação, coordenação e outros!!
    Abç Julia
    profjuliaunidesc@gmail.com

    ResponderExcluir